Sobre

ARTE POPULAR DE ANA A ZÉ

O projeto “Arte Popular Portuguesa de Ana a Zé” dedica-se à pesquisa, à documentação e à divulgação das artes plásticas populares e do artesanato tradicional no contexto português. Apresenta dois objetivos fundamentais: em primeiro lugar, procura constituir-se como um arquivo digital sobre estas produções, capaz de condensar informação sobre os principais artistas e artesãos (quer do passado quer do presente) através das suas biografias.

Em segundo lugar, pretende contribuir para o entendimento do universo em que estes objetos são criados, valorizados e consumidos. Este objetivo concretiza-se num conjunto de entrevistas a diversos agentes que operam no universo da arte popular e do artesanato em Portugal, entre os quais se encontram artistas/artesãos, investigadores, compradores e colecionadores.

O projeto promove uma visão dinâmica e aberta das artes populares portuguesas, enquanto manifestações vernaculares que se alimentam de um legado rico, renovam pela ação criativa dos artistas e artesãos e justificam uma reapreciação valorativa do seu valor estético, patrimonial, cultural e social.

AGRADECIMENTOS

Gostaríamos de deixar um agradecimento especial a todos os que se disponibilizaram para responder às nossas perguntas e que permitiram fotografar os seus espaços.

CONCEÇÃO E DESENVOLVIMENTO  Maria Manuela Restivo, Luciano Moreira, Joana Soares e Nuno Marques

COORDENAÇÃO E ENTREVISTAS Maria Manuela Restivo

REVISÃO DOS TEXTOS Luciano Moreira e Joana Soares

FOTOGRAFIA Joana Soares e Nuno Marques (exceções identificadas nas respetivas páginas)

TEXTOS DAS BIOGRAFIAS Alexandra Ribeiro Simões, Maria Manuela Restivo e Santos Ofícios Artesanato

WEBSITE Joana Soares e Nuno Marques

PRODUÇÃO

           

PARCERIA

APOIOS